Sabe quando você tem um trabalho para fazer mas não tem a mínima vontade nem de olhar para ele? E quando você tem uma reunião ou um evento para ir e a única coisa que quer fazer é ficar em casa no sofá? Às vezes você até entende a importância de realizar aquela tarefa, mas o cansaço é tanto e as outras opções são tão mais interessantes que você simplesmente fica ali, sem dar o primeiro passo.
Já passou por algo assim? Isso é a falta de automotivação se manifestando e prejudicando a sua rotina. Para saber de uma vez por todas como driblar essa situação, continue a leitura.
Esse desânimo em começar qualquer coisa nos faz adiar tarefas importantes e sermos menos produtivos. Quem acaba sofrendo somos nós mesmos. O desempenho no trabalho cai e com isso, aquela promoção é adiada, a expansão da empresa tem que ficar pra depois e os seus sonhos ficam cada vez mais longe de serem alcançados.
Afinal, o que fazer para recobrar a energia e a disposição quando tudo parece perdido?
Existem pessoas que têm uma capacidade natural de ver as situações sempre pelo lado positivo e encarar os desafios. Se esse não é o seu caso, tudo bem! Pesquisadores descobriram que a automotivação pode ser aprimorada se você exercitá-la da maneira correta.
O que muita gente não sabe é que a motivação tem a ver com autonomia. É muito mais animador para nós fazermos algo que escolhemos fazer do que algo que nos foi imposto. O segredo para nos motivarmos é sentir que estamos no controle das coisas.
E como fazemos isso? Tomando decisões. Essa é, literalmente, a ação que vai desencadear a motivação em nós mesmos. Escolher dá a sensação de autonomia e determinação. Assim temos mais vontade de executar aquela ação.
Vale ressaltar que pouco importa a escolha que você faça. O importante é o ato de decidir. Quando estiver desmotivado a fazer alguma atividade, faça uma escolha simples em relação a ela para exercitar a sensação de controle
“A diferença entre as pessoas automotivadas das não motivadas é a crença de que elas podem influenciar o próprio destino por meio das escolhas que fazem”
Mas, existe ainda um ingrediente especial que torna a automotivação consistente a longo prazo…
O que faz as pessoas continuarem motivadas e persistentes mesmo nos momentos mais difíceis? O autor do livro Mais rápido e melhor, Charles Duhigg, conta uma história que explica isso.
Ele investigou o que acontecia no Corpo e Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que, embora não oferecesse os maiores salários, apresentava os maiores níveis de satisfação profissional.
Boa parte da motivação dos fuzileiros é construída durante o treinamento para ingressar no grupo. Os recrutas passavam por verdadeiras provas de resistência, situações nas quais aprendem a fazer coisas que achavam que não conseguiriam fazer.
O desafio final do treinamento era uma travessia de 80 quilômetros com obstáculos que incluíam marchar, rastejar e escalar, cada um carregando a sua bagagem, durante três dias.
Nos momentos de maior dificuldade, os recrutas estavam instruídos a fazer perguntas us aos outros que começassem com “por quê”:
“Por que você está aqui?”
“Para me tornar um fuzileiro naval e dar uma vida melhor para minha família”, responde um dos recrutas.
Subitamente, uma atividade difícil e obrigatória era transformada em uma decisão significativa. Por isso, quando as coisas ficarem difíceis, entenda porque aquilo é importante pra você.
A automotivação ressurge quando encontramos um motivo maior para realizar aquela atividade
Note que é necessária uma boa dose de autoconhecimento para que isso se sustente. Afinal, você sabe quais são os seus valores e objetivos? Qual o seu propósito e projeto de vida?
Aplicando esses princípios diariamente, você aos poucos vai criar o hábito de tomar decisões significativas e vai sentir que é o responsável pelo seu destino. Mas, se no meio do processo nada estiver dando certo, tenha essas…
Dose de inspiração: Comece seu dia com uma frase ou propósito que te deixe animado e incentivado. Escolha algo que é realmente importante pra você
Não deixe a peteca cair: Garanta que você tenha a energia necessária para fazer o que precisa ser feito. Existem hábitos que nos deixam com mais energia do que outros. Ter uma alimentação saudável, e um ritual diário de exercícios e descanso para a mente são essenciais para ter clareza e disposição.
Foco nas pequenas vitórias: Identificar nossos avanços e conquistas dá ânimo para continuar perseguindo os objetivos. Por isso, defina metas de curto, médio e longo prazo e veja quais os passos para atingi-las.
À medida que você for cumprindo cada passo, celebre! Compartilhar com os amigos e familiares e mantém a energia positiva!
Questione-se: Erros e decepções são inevitáveis, mas nós podemos mudar a forma como somos afetados por elas. Observe o que acontece quando você comete um erro. Isso acaba com o seu dia ou você consegue dar a volta por cima e ver a situação como uma oportunidade de crescimento?
O exercício fica cada vez mais fácil com a prática. Foco no positivo!
Autoria: Renato Cardoso Yarano – Especialista em liderança.